A nossa história envolve força, sagacidade, determinação, persistência, cumplicidade, muita, muita superação e, acima de tudo, confiança e amor.
A nossa história iniciou antes mesmo da empresa ser idealizada e batizada. Foi com a empresa Nitrovet, fundada pelo pai de Pedro Neto (um dos sócios da holding que a Oxicam faz parte), há 40 anos.
Tendo como foco a distribuição de nitrogênio para inseminação artificial, época em que o Pedro, com então 13 anos de idade, começou a sua trajetória profissional na área.
Com o tempo, a Nitrovet entrou no mercado de oxigênio ao perceber as sinergias por ser a mesma fonte do nitrogênio. Em 1995, ela foi vendida para uma multinacional.
Em meados de 1998, Pedro e o pai abriram uma fábrica de tanques de nitrogênio e oxigênio. Em 2008, Pedro resolveu abraçar a oportunidade de arrendar a empresa Oxicamp, que estava falida. Assim nasceu a Oxicam!
Nessa época, Carina Rubia Borella, advogada e esposa de Pedro, foi convidada para liderar a Oxicam, descobrindo assim o seu talento empreendedor.
A empresa cresceu, ganhou posicionamento graças à parceria do casal, que apostou no desenvolvimento do negócio através de recursos próprios.
Em meados de 2012, durante uma crise no negócio de gases, período em que Pedro levava os cilindros em seu carro, foi possível perceber a potência deste mercado.
Valdeci, o seu sogro, que tinha a intenção de montar um negócio, juntou-se aos dois e aceitou o convite para tornarem-se sócios, efetivando a criação das demais empresas em Barretos, São Paulo, Guarulhos e Cuiabá.
Os momentos de dificuldade e de necessidade vividos nesse mercado foram combustíveis importantes e necessários para a consolidação das empresas criadas em 2008, a Oxicam, e 2012, a Oxigen. Uma história que gera orgulho em todos que fizeram e fazem parte desse crescimento.
As operações de enchimento que iniciaram com 18 cilindros, chegam hoje em 1.300. Um crescimento de quase 10.000% ao longo de 11 anos de existência.
“Estamos com 40 funcionários, uma frota própria e completa, além de carretas de criogênio e CO2 que também alugamos ou fazemos transporte, e acabamos de inaugurar a nossa planta de acetileno, podendo crescer muito mais. E vamos!”, afirma Carina.
Um dos motores para esse sucesso está na crença de que é preciso começar um negócio quando o mercado está precisando, quando há demanda, pois, em outros momentos, dificilmente seria possível entrar nele. Isso aponta para um dos princípios por trás dessa história: crise é sinônimo de oportunidade nesta família!
Como é comum nas biografias de famílias empreendedoras, houve também iniciativas e negócios que não deram certo. Foram esses momentos difíceis, as incertezas e as necessidades que fortaleceram o companheirismo e a confiança para começar e também saber a hora de parar.
O momento que o grupo vive hoje está dentro de um contexto de mercado onde se percebe o fortalecimento das empresas multinacionais, exigindo inteligência e muito trabalho para enfrentar desafios.
Uma história envolvente, permeada de garra, vontade de vencer e que hoje busca dar novos passos na construção de uma visão de futuro grandiosa, se tornando e se consolidando como referência brasileira na área em que atua.
*Esse texto foi desenvolvido em parceria com a A Dois – Apoio ao Desenvolvimento de Organizações, Indivíduos e Sociedade, consultoria responsável pelo programa DNA Oxicam, que treina os líderes da empresa com foco em sua alta performance e crescimento pessoal.